GABARITO DA LISTA 02 - ECOLOGIA


LISTA 02 – ECOLOGIA

OBS: Todas as questões devem ser respondidas e JUSTIFICADAS em uma folha grampeada à lista.
01) (Uel) Considere os seguintes eventos ecológicos:
I. competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos
II. competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos
III. extinção de consumidores primários nativos
IV. extinção de consumidores secundários nativos
Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I ® II ® III
b) I ® II ® IV
c) I ® III ® IV (X)
d) II ® III ® IV
e) III ® II ® IV

02) (ENEM 07) Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
A situação descrita acima:
A enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
B alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.(X)
C ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
D mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
E evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

03) (ENEM 07) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A Óleo diesel. Combustível proveniente do petróleo – combustível fóssil.
B Gasolina. idem
C Carvão mineral. Combustível fóssil.
D Gás natural.Combustível fóssil
E Vento.(X)

04) (PUC-SP) Sobre os liquens, pode-se afirmar que eles são resultantes de uma associação biológica. Pergunta-se:
a) Como é denominada essa associação? MUTUALISMO
b) Que tipos de organismos formam um líquen? ALGAS + FUNGOS
c) Qual a vantagem dessa associação para esses organismos? HÁ BENEFÍCIO MÚTUO (AS ALGAS FORNECEM ALIMENTO E OS FUNGOS FORNECEM UMIDADE) E É OBRIGATÓRIO QUE ESTEJAM SEMPRE JUNTOS.

05)  (Unesp) Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.
(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo)
       Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de:
a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo. (X) NÃO PROVOCA A MORTE DA ÁRVORE E A TROCA DE FAVORES.
e) inquilinismo e mutualismo.

06) (UEPG) Quanto às relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, julgue os itens a seguir:
01) Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam. As relações ecológicas envolvidas nessa situação são: predador e parasita. (E) PREDADOR E COMENSAL.
02) Muitos inseticidas como o DDT foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam muito da sua eficiência porque alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência aos  inseticidas e que podem ser transmitidos aos seus descendentes.(C)
04) Quando Alexander Fleming observou em 1927 que o mofo verde, cientificamente conhecido como Penicillium notatum, impedia o desenvolvimento de colônia de bactérias nas proximidades do seu micélio, estava diante de um caso de antibiose. (C)
08) A relação entre abelhas e plantas, cujas flores polinizam, deve ser classificada como inquilinismo.(E)MUTUALISMO
Dê como resultado a soma dos itens corretos: 006

07) (Efei-MG) Dar o nome da relação ecológica, seja associação harmônica ou desarmônica, nos seguintes casos:
I. Associação harmônica entre plantas leguminosas, como a soja e o feijão, com bactérias do gênero Rhizobium, resultando na fixação do N2 atmosférico e sua transformação em nitritos e nitratos. MUTUALISMO
II. Associação harmônica de orquídeas, bromélias e samambaias que vivem em troncos de árvores de florestas, sem ocorrer prejuízo para os associados. EPIFITISMO
III. Associação harmônica entre certas angiospermas com animais alados (certos insetos e beija-flor), em que há troca de nutrição por polinização.MUTUALISMO
IV. Associação desarmônica de certos insetos ortópteros (como o louva-a-deus) que devoram outros insetos de várias ordens, promovendo o equilíbrio ecológico no ecossistema.PREDATISMO
V. Associação desarmônica entre o verme Schistosoma mansoni (sob a forma larvária de miracídio) com o molusco de água doce (caramujo Biomphalaria).ENDOPARASITISMO

08) (UFF-PR) Os itens enumerados a seguir são exemplos de diferentes relações entre os seres vivos.
I. A caravela vive flutuando nas águas do mar. É formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que  vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho. Uns são responsáveis pela flutuação, outros pela captura de alimentos, outros pela defesa.
II. As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.
III. O leão mata e devora o gnu rajado, para se alimentar.
IV. O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga; esta, por sua vez, fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:
a) colônia/inquilinismo/predação/mutualismo.(X)
b) comunidade/parasitismo/canibalismo/comensalismo.
c) mutualismo/parasitismo/predatismo/simbiose.
d) população/inquilinismo/canibalismo/mutualismo.
e) comunidade/inquilinismo/canibalismo/simbiose.

09) (UEL-PR) “O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos.”
O fenômeno descrito constitui uma relação ecológica do tipo:
a) mutualismo.   b) competição.   c) predatismo.    d) parasitismo.   e) amensalismo.(X)

10) (Mack-SP) Considere as seguintes relações ecológicas:
Liquens; Micorrizas; Epifitismo; Parasitismo.
     A respeito das relações ecológicas acima, considere as afirmações:
I. Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de fungos;LIQUENS E MICORRIZAS(FUNGOS + RAÍZES)
II. Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de bactérias;
III. Em nenhuma delas, há o envolvimento de plantas superiores.
Assinale:
a) se apenas I está correta.(X)     c) se apenas III está correta.        e) I, II e III estão corretas.
b) se apenas II está correta.    d) se apenas I e II estão corretas.

11- O estudo das interações entre os seres vivos, numa comunidade, pode ser representado por gráficos, em que é analisado o tamanho da população, em um intervalo de tempo. As figuras a seguir representam as interações entre determinadas populações. Analise-as.
Situação 1
Situação 2
Considerando os gráficos acima e o assunto relacionado a eles, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
A) A interação existente entre protozoários que digerem a celulose e os cupins pode ser representada pela situação 1.
 B) A situação 1 indica que as duas populações A e B disputam um mesmo recurso, coexistindo em um mesmo habitat.(X)
C) A situação 2 representa um tipo de interação que ocorre apenas entre indivíduos pertencentes a uma mesma espécie.
D) O tipo de interação representado pela situação 2 é definido como comensalismo e ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.

12) “Por causa da redução de energia disponível em cada nível trófico, dificilmente há mais que 05 elos em uma cadeia alimentar”. Esta afirmativa está correta? Explique. SIM, EM FUNÇÃO DO FLUXO DE ENERGIA QUE É UNIDIRECIONAL E DECRESCENTE, NÃO HAVERIA ENERGIA SUFICIENTE PARA UM CONSUMIDOR DE 5ª ORDEM.

13) No filme O Rei Leão, de Walt Disney, temos a relação entre as hienas e os leões. Na natureza, as hienas acompanham à distância os leões e alimentam-se dos restos da caça desses predadores ativos. Por isso são tratadas no filme como “carniceiras”. Que tipo de relação há entre esses animais? Justifique. COMENSALISMO, AS HIENAS ALIMENTAM-SE DE RESTOS DEIXADOS PELOS LEÕES, LOGO, NÃO HÁ PREJUÍZOS PARA OS MESMOS – ELES FICAM NEUTROS NESTA RELAÇÃO.

14) “Com incentivo governamental, as florestas européias cresceram 9 milhões de hectares, área equivalente à da Áustria. Mais de 10% das florestas no mundo estão atualmente sob algum tipo de proteção legal. No Brasil, país que durante séculos devastou florestas despreocupadamente, ocorreu uma espécie de despertar ambientalista. De acordo com pesquisas, quase a totalidade dos brasileiros é favorável à manutenção intacta da Floresta Amazônica. Neste mês, o governo deve anunciar o projeto de criar 18 milhões de hectares de reservas de preservação  e extrativismo sustentado. ‘Pela primeira vez estamos tomando como base a riqueza e a potencialidade da floresta para escolher as áreas a ser preservadas’, diz Mary Alegretti, secretária nacional de conservação da Amazônia. A idéia é correta. Afinal, temos um só planeta. É o que deixaremos para nossos filhos e netos.” (revista Veja).
       Explique como a introdução e a extinção de espécies podem causar alterações nos ecossistemas naturais.
AS ESPÉCIES EXÓTICAS, JÁ QUE NÃO TÊM PREDADORES NATURAIS NO NOVO ECOSSISTEMA, PODEM SE REPRODUZIR MAIS. NA COMPETIÇÃO PELO ALIMENTO ELAS SÃO FAVORECIDAS, PODENDO LEVAR UMA ESPÉCIE NATIVA À EXTINÇÃO. ENTÃO, PREDADORES DESTA ESPÉCIE FICAM SEM ALIMENTO E AS PRESAS DA MESMA AUMENTAM SUA POPULAÇÃO, PROVOCANDO UM DESEQUILÍBRIO NA CADEIA ALIMENTAR.

15) Por que os poluentes de longa vida (tal como o Césio 137, por exemplo) e os defensivos químicos  (como o DDT), mesmo quando ocorrem em baixas concentrações na natureza, são prejudiciais principalmente para os carnívoros?  PORQUE TÊM EFEITO CUMULATIVO, OU SEJA, SEU FLUXO É UNIDIRECIONAL E CRESCENTE, JÁ QUE NÃO SÃO LIBERADAS NAS FEZES E NEM NA URINA PELOS ANIMAIS DA CADEIA.

16) Em uma comunidade foi introduzida uma espécie de pardal com a finalidade de controlar o aumento populacional de um inseto que vinha atacando as plantações de milho da região. Decorrido certo tempo, o pardal tornou-se uma praga para a região. Cite dois fatores que possivelmente concorreram para esse fato. SÃO ESPÉCIES EXÓTICAS, LOGO, NÃO TÊM PREDADORES NATURAIS; O EXCESSO DE ALIMENTO FAVORECEU, TAMBÉM, A SUA REPRODUÇÃO.

17) Na população de abelhas percebe-se a união permanente entre indivíduos da mesma espécie, em que há divisão de trabalho. Este fato também é observado em formigueiros e cupinzeiros. Em muitos animais, a comunicação do grupo é feita por meio de substâncias que secretam, chamadas feromônios, verdadeiros mensageiros químicos entre indivíduos. Esta interação entre as abelhas é denominada:
a) (    ) colônia;                        d) (  X) sociedade;
b) (    ) competição;                 e) (    ) amensalismo.
c) (    ) epifitismo;

18) (FGV-SP) A "incineração" como técnica de tratamento do lixo:
a) foi usada apenas na Idade Média para combater epidemias de peste.
b) é a única recomendável para o "lixo atômico" e materiais radioativos.
c) é a mais indicada por ser barata e diminuir drasticamente o volume final do lixo.
   d) é recomendável apenas para alguns tipos de lixo, como os hospitalares, por ser cara e poluente da atmosfera.(X)
e) é a técnica seletiva recomendada para plásticos e papéis.

19) (MACK/SP) A floresta amazônica foi apelidada de .pulmão do mundo. Para salientar a sua importância no cenário mundial. Esse apelido:
a) é bem aplicado, pois a floresta é a principal produtora de O2 pela fotossíntese.
b) é bem aplicado, pois a floresta é a principal consumidora de CO2 pela fotossíntese.
c) é bem aplicado, pois a floresta é a principal consumidora de gases poluentes.
   d) não é bem aplicado, pois a floresta consome praticamente todo o O2 que produz pela fotossíntese.(X)
e) não é bem aplicado, pois todo o O2 produzido na fotossíntese vai originar o gás ozônio que forma a camada
superior da atmosfera.

20) (MACK-SP) Assinale, dentre os materiais abaixo, aquele que, se for depositado em lixões, não contaminará o solo ou o lençol.
a) Bateria de celular.  (CHUMBO – SUBSTÂNCIA DE EFEITO CUMULATIVO)
b) Lixo hospitalar. (MICRORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS)
(X)c) Vidro incolor. (NÃO LIBERA RESÍDUOS QUÍMICOS)
d) Pilha comum.   (METAIS PESADOS – SUBSTÂNCIA DE EFEITO CUMULATIVO)
e) Lâmpada de mercúrio. (METAIS PESADOS – SUBSTÂNCIA DE EFEITO CUMULATIVO)


BOM TRABALHO!!!!

4 Response to "GABARITO DA LISTA 02 - ECOLOGIA"

  1. Unknown Says:

    oi, queria perguntar se essa ( as afirmativas abaixo apresentam diferentes relações entre os seres vivos )

    I) o fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga , que fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz .
    II) o leão mata e devora a sua presa para se alimentar .
    III) as orquídeas , para conseguirem luz , prendem-se com ...
    IV ) as rêmoras prendem - se ao corpo dos tubarões ...

    as relações ....

    a) inquilismo , predatismo , mutualismo , e comensalismo .

    b) predatismo , comensalismo, mutualismo e inquilinismo .

    c) comensalismo , predatismo , inquilinismo e mutualismo .

    d) mutualismo , predatismo , inquilinismo e comensalismo .

    e) mutualismo , predatismo , comensalismo e inquilinismo .


    qual é a resposta certa ? obg pela atenção !!

  2. Unknown Says:

    letra D é a resposta certa

  3. Ciências e Matemática Says:

    Letra D

  4. Unknown Says:

    20

Postar um comentário